O que é "investment grade"?



“Investment Grade” traduzido para o português significa grau de investimento, que nada mais é do que uma recomendação de investimento. Nesse caso, a recomendação é o país e quem recomenda são as agências de risco. 
Uma classificação que indica que um título federal ou corporativo tem um risco relativamente baixo de inadimplência. Agências de risco, como a Standard & Poor's, usam designações distintas composto de letras maiúsculas e minúsculas 'A' e 'B' para identificar a classificação de qualidade de crédito de determinado país. 'AAA' e 'AA' (elevada qualidade de crédito) e 'A' e 'BBB' (qualidade de crédito média) são considerados grau de investimento. Classificações inferiores a estas designações ('BB', 'B', 'CCC', etc.) são considerados baixa qualidade de crédito, e são comumente referidos como "junk bonds".

Os investidores devem notar que os títulos do governo ou títulos do Tesouro, não estão sujeitos a avaliações de qualidade de crédito. Esses títulos são considerados de qualidade de crédito mais elevado. 
Os investidores devem estar cientes de que um "downgrade" realizado por agência de classificação de risco de uma empresa de 'BBB' para 'BB' reclassifica a sua dívida a partir de "investment grade" para "junk". As consequências de tal evento podem ser muito problemáticas para a emissora e também podem afetar adversamente os preços dos títulos aos investidores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário