Indicadores Econômicos Oficiais


Para todos, que assim como eu. têm um pouco de curiosidade sobre os principais indicadores econômicos utilizados no Brasil, abaixo segue um resumo dos mesmos:

IGP - DI - (Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna) é um índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas. Tem período de coleta do dia 1º ao dia 30 do mês de referência. è composto por três outros índices: 60% IPA (Índice de Precos por Atacado)
30% IPC (Índice de Preços ao Consumidor)
10% INCC (Índice Nacional da Construção Civil)

IGP-M - (Índice Geral de Preços de Mercado) é um índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas. Segue a mesma metodologia do IGP-DI, mas foi criado para servir como indexador do mercado financeiro e atender à necessidade de divulgação no penúltimo dia do mês.

IPC-FIPE - (Índice de Preços ao consumidor) é um índice calculado pela Fundação de Pesquisas Econômicas de São Paulo. Mede a Variação de preços apenas no Estado de São Paulo.

IPCA - IBGE -  (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) É um ìndice calculado pelo IBGE e que registra a variação de preços nas mais importantes capitais do país. O IBGE é o índice que mede oficialmente a inflação do país

Nenhum comentário:

Postar um comentário