O que são BDRs?


O que são BDRs?

Os  BDRs - Brazilian Depositary Receipts são títulos emitidos por bancos brasileiros que representam ações de companhias estrangeiras de capital aberto. Assim, o investidor brasileiro tem a opção de alocar parte de seus investimentos em empresas estrangeiras comprando BDR (Brazilian Depository Receipt). Uma vez negociadas em território brasileiro, as ações estrangeiras ficam bloqueadas no exterior na conta da instituição custodiante do programa em uma entidade equivalente à CBLC. Há uma restrição quanto ao tipo de investidor que pode negociar BDR. Desta forma, somente investidores de varejo poderão negociar este tipo de título. Como as empresas estrangeiras não são obrigadas a seguir as regras do mercado local, a CVM (Comissão de Valores Mobiliário) limitou a venda dos BDRs apenas a bancos e fundos de investimentos, sendo que eles não poderão ser adquiridos diretamente por investidores pessoa física.O investimento neste tipo de título é considerado investimento no Brasil.

No entanto, embora o investidor pessoa física não possa investir nos papéis diretamente, eles poderão comprar cotas em fundos que apliquem seus recursos nos BDRs.

Por exemplo, no próximo dia 29 de novembro (segunda-feira), mais um lote de 10 empresas estrangeiras irá listar BDRs na BM&F Bovespa. Segundo consta em notícia públicada no Portal Infomoney, são as seguintes empresas a listar os BDRs:

Alcoa
Cisco
Citigroup
Freeport
GE
Intel
Merck
Microsoft
PG
Wells Fargo

Comentários

  1. Fernando obrigado pelo comentário no etrader, e estou a disposição> eliel88@gmail.com
    e ahh muito bacana seu blog parabéns :)
    http://etrader.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário